sábado, 27 de abril de 2019

Qual a importância da filosofia e das demais ciências humanas?

Resultado de imagem para tempos modernos
Cena do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin



Será que está no fato de que foi ela por meio da reflexão dos filósofos gregos Leucipo e Demócrito quem primeiro conceituou a existência do átomo 2200 anos antes da ciência conseguir comprovar a sua existência?
Será que está no trabalho de Platão que 400 anos antes de Cristo, declarou que o homem é composto de um corpo físico mortal e uma alma imortal?
Será que está no trabalho de Heráclito que por volta de 500 antes de Cristo desenvolveu o conceito do Logos, posteriormente aperfeiçoada por outros filósofos como os estóicos, Plotino e Fílon de Alexandria e mais tarde incorporado pelo evangelista João ao seu Evangelho como sendo o próprio Cristo?
Estaria na base teórica de todos esses filósofos que foi utilizada pelos pais da Igreja, como Justino Mártir e Clemente, entre outros, para defender a fé cristã da acusação dos romanos de que não passava de uma religião primitiva de pessoas ignorantes.
Estaria, talvez, em sua base teórica que permitiu a um dos grandes pensadores da história do cristianismo, Agostinho de Hipona a desenvolver sua teologia?
Ou, talvez, esteja em sua capacidade de explicar o comportamento das pessoas em face das mudanças que sempre ocorrem ao longo da história, como recentemente fez Zygmunt Balman ao desenvolver o conceito de “sociedade líquida” para descrever o comportamento humano após o impacto da revolução digital e das redes sociais em seu cotidiano.
Na minha opinião, a importância de se estudar a filosofia – e a sociologia, a antropologia, a teologia e a Arte – está em fazer aquilo que muitas pessoas em posição de poder não querem que as demais façam: pensar, refletir, questionar, propor.
Para estas pessoas, bastam que os outros saibam ler, escrever, fazer conta. Para serem máquinas de trabalhar, basta isso.
Mas para serem pessoas plenas, é necessário que exercitem sua capacidade de pensar, de ir além. Por isso tive aula de filosofia tanto na faculdade de Comunicação quanto na de Teologia (gratidão eterna, professor Moisés Martins!). Por isso minha filha de 14 anos estuda filosofia no 9o. ano do ensino fundamental. Para ser mais do que uma boa profissional que aperte botões ou faça cálculos, para ser uma pessoa plena, inclusive apertando botões e fazendo cálculos.
Por tudo isso, a filosofia é a mãe de todas as ciências, inclusive das exatas, visto que Aristóteles era filósofo.
Mas o que é filosofia? Vamos à exegese da palavra, como costumamos fazer com termos bíblicos. A origem da palavra filosofia está na junção de duas palavras gregas: Filo + sofia, isto é, amor + sabedoria. Portanto, filosofia é o amor pela sabedoria, pelo conhecimento, pela reflexão. Antes de existir o cálculo, existe a reflexão. Antes de se descobrir o átomo, existe a reflexão. Antes de se descobrir a si mesmo, vem a reflexão. Sem a reflexão, não somos nem gente. E já que falamos de termos bíblicos, segue aqui um versículo para nossa meditação:

pois a sabedoria é muito mais proveitosa que a prata, e o lucro que ela proporciona é maior que o acúmulo de ouro fino.” Pv. 3.14

Obviamente que a sabedoria de Deus é infinitamente superior à sabedoria humana, mas estas não são autoexcludentes. Há espaço na mente e no coração do homem para a sabedoria revelada da parte de Deus e a sabedoria adquirida com a vivência, como vemos o escritor de Eclesiastes citar diversas vezes o que viu e refletiu e as conclusões que chegou.
Sem filosofia não se faz teologia pois para saber ler é preciso antes saber pensar.

Pense nisto.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário